Fortes tendências do marketing para 2023
Gastos com marketing ainda estão baixos se comparados ao período pré-pandemia. Mas, a previsão é que o investimento aumente em 2023 Entre tantas notícias e novidades que aguardamos, eu te garanto que essa é fato e não fake: investir mais em marketing em 2023 será essencial para empresas que desejam aumentar a visibilidade da marca, as taxas de conversão, a confiança e a fidelização do cliente, e consequentemente o crescimento do negócio.
Mesmo diante de incertezas geopolíticas e financeiras, o marketing teve um aumento percentual de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 em relação aos valores investidos na área. É o que aponta uma pesquisa do Gartner feita com CMOs e líderes de marketing pelo mundo afora.
Esses números nos alertam para o fato de que os gastos com marketing ainda estão baixos se comparados ao período pré-pandemia. Mas, com foco no orçamento e boas estratégias, certamente esse número tende a aumentar no próximo ano.
Para isso, apresento algumas tendências para 2023 que também podemos chamar de dicas.
Tendências do marketing para investir
Marketing de Influência
Estamos vivendo a era da colaboração e das parcerias digitais e aquele gap que existia entre marcas e consumidores parece estar diminuindo cada vez mais.
Diversas marcas já despertaram para a importância do marketing de influência e, por isso, investem em influenciadores e criadores digitais não só para divulgar seus produtos e serviços, mas também para propagar seu propósito e seus valores culturais.
Também conhecido como prova social, profissionais do marketing usam essa tática para alcançar novos públicos, aumentar tráfegos de sites, alcance das marcas e vendas, através de pessoas consideradas influencers que divulgam as marcas para os seus próprios seguidores.
Marketing interativo
É essencial conhecer seu público — qualquer estratégia de marketing fica mais certeira conforme você tem dados precisos sobre as pessoas. É assim que o marketing interativo desponta como uma das melhores formas de agregar informações.
As peças de marketing interativo são variadas, como quizzes ou assessments, campanhas de e-mail com diversos links clicáveis para melhorar a segmentação, calculadoras, entre outras.
Veja que o marketing interativo se torna uma fonte de first-party data, ou seja, sua empresa se torna detentora das informações sobre os clientes, o que, em tempos de LGPD, também é uma das tendências de marketing para 2023 e além!
Foco na experiência
A partir da experiência do cliente, seja ele interno ou externo, empresas que reconhecem, incentivam e recompensam seus públicos, tornam-se cada vez mais cativantes, apaixonantes e confiáveis.
Quando clientes são reconhecidos e recompensados pela marca, seja através de premiação ou de algum tipo de benefício, tendem a manter uma relação mais próxima e a fazer marketing espontâneo. Com isso, a marca aumenta sua capacidade de fidelização e expande a sua rede de embaixadores.
Data driven marketing — gestão baseada em dados
Análise dados do concorrente para que tenha insights embasados em métricas e consiga aplicar na empresa. Atualmente, os dados estão sendo usados em diversas áreas e no marketing ele é primordial para a tomada de decisão.
Uma pesquisa da Salesforce revelou que 78% dos profissionais de marketing admitem que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.
Isso nos mostra, não só todo esse amadurecimento quanto a necessidade de se investir em marketing, mas também o entendimento de que os resultados podem até não vir a curto prazo mas, quando chegam, é pra valer e se apresentam com um significativo R.O.I. (retorno do investimento).
Importante lembrar que não existe uma fórmula, mas sim uma grande volatilidade em se tratando de estratégias. Isso quer dizer que aquela estratégia que deu super certo há alguns anos, pode não funcionar agora. Ou seja, é imprescindível que o time de marketing esteja antenado sobre as tendências atuais e esteja aberto a novidades do mercado e a novas estratégias.
Comunique com propósito
As marcas devem ter um propósito, trazer valor para o mundo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão em busca de criar conexões profundas com as marcas e, para isso, a comunicação precisa ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e, claro, engajados.