Brandview Communication

Content Departament


Um dos grandes desafios das empresas é atrair e reter talentos, então, mesmo que hajam vagas, são procurados profissionais que tenham o mesmo mindset e skills do perfil da companhia

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Mesmo com a redução da taxa de desemprego em Moçambique, conseguir passar pela quantidade de processos seletivos e manter um emprego, é uma tarefa que requer muito esforço e dedicação individual fora do expediente. Entre as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores, estão as soft skills, que são as habilidades interpessoais de trabalho de cada um.  

Um dos grandes desafios das empresas é atrair e reter talentos, então, mesmo que hajam vagas, são procurados profissionais que tenham o mesmo mindset e skills do perfil da empresa. De acordo com o WeStart, essa é a preocupação para 84% das marcas. Isso é comprovado quando a mesma pesquisa aponta que, enquanto a taxa de desemprego de profissionais qualificados fica em torno de 5%, a dos demais atinge 9%.  

Logo, para quem busca novas oportunidades, é um ótimo momento para buscar desenvolver as soft skills mais procuradas pelo mercado. Abaixo, listo as 5 habilidades mais procuradas pelas empresas:


1. Comunicação:

A habilidade de se comunicar é certamente uma das mais requisitadas para qualquer profissional. Para entender sua importância, uma pesquisa feita pela Project Management Institute Moçambique mostrou que 6% das 100 grandes empresas definiram a comunicação no local de trabalho como o principal motivo para o fracasso de atividades.



Desenvolver habilidades comunicacionais é uma skill que é trabalhada desde a infância e é desenvolvida ininterruptamente durante a vida. O que é procurado são profissionais que deixem claro o status de suas atividades, conseguindo coordenar com diversos setores, para evitar eventuais perdas.


2. Liderança:

O papel de líder não deve ser exercido apenas pelos superiores das empresas, é algo que deve estar em todos os colaboradores, que devem ser capazes de motivar seus colegas. A capacidade de leadership em quem trabalha na empresa, potencializa os resultados de toda uma rede, dando mais independência e autonomia para que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e qualidade.


3. Adaptabilidade:

Muitos trabalhos estão repletos de fatores inesperados e muitas vezes imprevisíveis, que devem ser respondidos com prontidão. Se adaptar requer muito know how de seu campo de conhecimento para adquirir a capacidade de estar preparado para tudo em qualquer momento. Ter alguém com essa habilidade na equipe, traz confiabilidade para todos, por ter alguém capaz de lidar com as diferentes intempéries do cotidiano.

5. Empatia:

Respeitar o próximo não é essencial apenas para o trabalho mas também para a vida, ter consciência de seus atos e suas consequências, podem definir a diferença entre profissionais de confiança. Mais do que um asset profissional, ser empático é uma característica que deve ser procurada em qualquer lugar de nossas vivências. No mundo dos negócios, facilita a conexão, com colegas de trabalho, superiores e clientes, possibilitando um ambiente de trabalho cada vez mais frutífero, plural e eficiente.